sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » Resenha: "A História do Brasil Para Quem Tem Pressa", de Marcos Costa


"A História do Brasil Para Quem Tem Pressa", escrito pelo Mestre e Doutor em História Social Marcos Costa, é um livro que aborda o começo da história do Brasil afim de explicar o Brasil atual. O que aconteceu no passado que fez o hoje ser assim no Brasil. 

Para cumprir essa missão, o autor dividiu o livro em 4 capítulos, são eles: "Os Antecedentes 1453-1534", "Período Colonial 1534-1822", "Período Monárquico 1822-1889" e "Período Republicano 1889-2015".
Cada capítulo trazendo nomes importantes, conflitos marcantes e avanços significantes que foram acontecendo ao longo do tempo. O comércio e sua expansão, as viagens exploradoras, as descobertas, o trabalho, os embates territoriais, a política, a economia, as leis e os golpes, além de muitos outros acontecimentos, são abordados no livro que segue bem a cronologia dos fatos que marcaram a história do Brasil.



"Na natureza, nada acontece de acordo com a vontade dos homens. Já na história, tudo acontece pela vontade deles. Somos nós que fazemos a história."

O autor ainda aproveita para trazer questionamentos sobre algumas pessoas e episódios marcantes da história. Um desses, é a Proclamação da República. Marcos Costa cita o fato fazendo alguns questionamentos sobre a legitimidade da cena retratada por Benedito Calixto, num quadro pintado em 1893. 

A política brasileira foi muito bem retratada no decorrer do livro. As vitórias e os conflitos, onde desde de muito tempo quem vêm saindo prejudicados é a população Brasileira. Triste, mas é a realidade nua e crua!

Em outro momento da leitura, o autor fala sobre a Lava Jato, maior operação contra corrupção da história do Brasil. Dentre tantos outros assuntos que o autor explora. 

"O boicote ou a sabotagem de uns contra os outros afeta a todos, e o país e o povo vão soçobrando numa espécie de limbo, ardendo na fogueira das vaidades do poder."

O fato é que Marcos Costa conseguiu escrever uma obra incrível. O livro cumpre bem seu papel de reunir informações importantes desde os bastidores do descobrimento do Brasil, passando por seus avanços e conflitos, até chegar na crise que se instalou a partir de 2015 no país. Sempre com uma escrita descontraída e a todo momento deixando um gostinho de quero mais. E tudo isso em poucas páginas. 


A parte estética do livro está impecável. A obra contém índice, orelhas, as folhas são brancas, a fonte tem um tamanho agradável, mapas, ilustrações e fotografias. 


Além disso, o livro possui uma parte reservada com uma rica bibliografia, notas e um índice onomástico, tudo visando ajudar ao leitor caso ele queira se aprofundar ainda mais nos assuntos que foram abordados. Ah, sem falar da capa e do verso que também estão demais! A Editora Valentina caprichou muito.

"A História do Brasil Para Quem Tem Pressa" é um livro que merece ser lido por aqueles que adoram história ou pretendem conhecer melhor a história do Brasil. Alias, é um livro que deve ser lido por todos, pois conhecer a história do país onde se vive, é um direito da população. O conhecimento nunca é demais!


Ficha Técnica:

Obra: "A História do Brasil Para Quem Tem Pressa"
Autor: Marcos Costa
Editora: Valentina
Publicado: 2016
Páginas: 200
Compre: Amazon
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!
Livro cedido pela editora e 
originalmente resenhado por
mim para o Blog Re.View.



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 

«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)