sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » » » Resenha: "Encontro com Rama", de Arthur C. Clarke

POR: José Wilson
 
Depois de algum tempo, finalmente escrevo para o blog a minha primeira resenha, demorou mas chegou. Fiquei em dúvida sobre qual livro escolher para escrever sobre, pensei em alguns títulos tentando chegar em algum que pudesse atingir o máximo de pessoas possíveis e que fosse algo que gosto.
Logo quando pensei sobre a escolha me veio Tolkien, escritor de O Hobbit e a trilogia O Senhor dos Anéis, por amar sua obra, mas não quis me deter aos clássicos e seus derivados, logo me veio alguns dos seus títulos mais desconhecidos como Mestre Gil de Ham ou Roverandom. Um adorador de ficção científica, fui ler Encontro com Rama do autor Arthur C. Clarke, já me prendendo nos primeiros parágrafos, não tive como não escolhê-lo para a minha primeira resenha.

Arthur C. Clarke é inglês e além de escritor é também inventor, teve interesse por ciência desde de pequeno, mudou-se para o Sri Lanka onde morou pelo resto da sua vida, onde escreveu seus livros e artigos científicos. Considerado um dos melhores escritores de ficção, ganhou muitos prêmios por suas obras como 2001:Uma Odisseia no Espaço, adaptado para o cinema por Stanley Kubrick em 1969.
A história começa quando um asteroide cai na Europa destruindo parte da Itália no ano de 2077. O governo da Terra decidi então criar um programa de prevenção chamado Projeto SPACEGUARD que tinha a função de impedir essas catástrofes. Depois de 50 anos esse sistema de defesa encontrava na nossa galáxia, novos asteroides todos os dias.

Em uma das suas buscas de rotina, um asteroide passando por Júpiter se aproxima da Terra, mas as leituras em relação a ele são confusas. Nomeado de Rama, logo se percebeu que era um objeto incomum e é enviada uma nave para reconhecimento e é nesse momento que a humanidade encontra talvez a primeira prova de vida inteligente fora da Terra. Uma nave espacial chamada Endeavour é enviada para Rama para investigar mais a fundo esse estranho objeto.
O livro é simplesmente espetacular e coloca em perspectiva o contato da nossa raça com um aparente outra forma de vida. Como toda boa ficção científica, o autor se utiliza de diversas fontes científicas para poder dar o máximo de credibilidade a essa obra. Mas o livro ultrapassa essa barreira e nos coloca junto com a tripulação, o quão incrível, mas, ao mesmo tempo, assustador é esse contato com o desconhecido.

Como a história se passa no futuro pode-se fazer muitos paralelos como o que vivemos hoje mesma que pareça situações completamente diferentes, nos dá uma possível perspectiva do futuro. Existem outros planetas povoados assim e colonizados assim como as diversas expedições ao desconhecido durante as grandes navegações, isso colocado de forma clara no livro. Um outro ponto muito interessante foi a criação de uma nova religião, como se fosse uma transição das nossas atuais religiões para algo que já engloba toda as descobertas científicas e das viagens espaciais, assim como foi o fim das antigas crenças em detrimento do cristianismo.

Momentos de tensão, imaginativos e completamente envolvente, são alguns dos elogios que posso fazer a Encontro com Rama, “As estrelas nunca mais serão as mesmas para nós”. Recomendo fortemente essa obra não somente para fãs de ficção científica mas também para pessoas que se interessem por esse gênero mas que não sabem por qual começar.


Ficha Técnica:

Obra: "Encontro com Rama"
Autor:  Arthur C. Clarke
Editora: Aleph
Publicado:  2011 (1º edição)
Páginas: 288
Compre: Amazon
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!


Me acompanhe na web:

Instagram | Blog Twitter

Acompanhe as novidades do blog nas redes sociais: 

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br

«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)