sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » » Resenha: "O Encantador de Livros", de Lucas de Sousa


Sabe aquele livro que você lê e consegue se sentir desconectado desse mundo? É essa a sensação que o leitor tem ao ler "O Encantador de Livros", escrito pelo jovem autor, Lucas de Sousa

Em o "Encantador de Livros" conhecemos a história do pequeno Benjamim, um garoto humilde que mora com sua madrasta Eunice, numa casa bem simples na Cidade dos Livros. Nessa cidade, o que move as pessoas, até mesmo a economia, é o amor pela leitura. Em cada canto existe pessoas lendo, seja no ponto de ônibus, nas escolas, andando pela rua, qualquer outro local, existe alguém lendo algum livro. Mas Benjamim carregava consigo um segredo: ele não sabia ler. E era raro ter analfabetos na cidade, até porque todos adoravam ler. 

"Fosse à luz de velas ou até mesmo dentro de uma carruagem, ou ainda no fundo escuro de um porão, na Cidade dos Livros todo mundo lia."

  
Seus amigos - Ariane, André, Nicolas e Clarice - não sabiam do segredo de Benjamim. Alias, toda a cidade não sabia, pois Benjamim era bem conhecido porque todos os dias ele saia pelas ruas pedindo livros para sua coleção. Seu amor pelos livros é lindo de ver, mas tudo que ele mais queria era poder lê-los. 

Quando Benjamim se junta com os amigos, é aventura na certa. Mas o que eles não imaginavam é que correriam grandes perigos numa aventura para salvar a Cidade dos Livros. 

Querem acabar com os livros de Fantasia e investir em tecnologia!!! 

  A Fantasia transporta os moradores, deixa tudo mais mágico e alegre. Essa novidade deixou muita gente revoltada, pois os moradores vivem e respiram livros, e tecnologia é o que eles menos tem interesse em consumir. 

"A fantasia nos revela a verdade que muitos adoram esconder."

Paralelo a toda essa preocupação quanto aos livros, a população estava intrigada com a chegada do Encantador de Livros. Esse homem é um importante contador de histórias bem conhecido no mundo, que por onde passa 'dá vida aos livros'. Ele tem o poder de fazer a Fantasia ser um gás na vida das pessoas. Ele é muito adorado, e a população da Cidade dos Livros iria reencontrá-lo, mas ele não apareceu como previsto. Mas Benjamim e seus amigos não ficarão quietos até desvendar esse mistério e salvar a Cidade dos Livros das ameaças. Mas será mesmo que eles irão conseguir? Será que Benjamim vai realizar seu grande sonho? Só embarcando nessa aventura para saber! =) 

  Com uma escrita leve, o autor Lucas de Sousa consegue fazer o leitor embarcar de verdade nessa aventura. A leitura é muito fluida. Ele consegue fazer com que todos os personagens tenham um papel importante na história para que assim tudo vá se completando no seu devido tempo. 

Posso estar enganado, mas percebi algumas poucas referências, no início da leitura, à história de "A Menina que Roubava Livros". Eu não li o livro, mas vi o filme. Alias, a história de "O Encantador de Livros" daria um lindo curta ou longa-metragem em desenho. Sério mesmo!

Outra coisa: percebi que no trecho "o ponto de ônibus era abarrotado de gente de olhos grudados nas páginas de seus livros" o autor quis fazer uma crítica de como hoje em dia as pessoas ficam tão ligadas à tecnologia e acabam esquecendo de ler um livro, e até mesmo de ler para alguém. Sempre reféns da tecnologia, com a imaginação limitada, enquanto um livro nos permite muitas outras boas sensações. 


"Feliz é aquele que, mesmo não sabendo ler, consegue amar os livros e salvá-los."  

No começo tive uma raiva da madrasta de Benjamim, mas ao longo da história fui simpatizando com ela. Eles levam uma vida dura. Outro personagem que simpatizei bastante foi com Beatriz, a dona da loja de chocolates. Não sei porque, mas gostaria de ter lido mais trechos com a participação dela.

Quanto a parte estética, a capa do livro é muito bonita, o fundo também, a diagramação está bem caprichada, a fonte tem um tamanho bem agradável, tudo muito bonito. A Ler Editorial de parabéns como sempre.

"O Encantador de Livros" é uma história emocionante que fala do amor pelos livros, de como a leitura nos transporta e nos faz viver momentos incríveis que a realidade muitas vezes não nos permite fazer. Mostra uma história de um jovem garoto que sonha em aprender ler e poder 'mergulhar' ainda mais na Fantasia, pois ela é sua grande companheira.



Obra: "O Encantador de Livros"
Autor: Lucas de Sousa
Editora: Ler Editorial
Publicado: 2016
Páginas: 148
Compre: Loja Virtual - Ler Editorial | Submarino | Livraria da Travessa | Americanas | Shoptime
Adicione: Skoob
★★★★★ Perfeito!



Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria:
pedrogabrielb@bol.com.br 



«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

2 comentários:

  1. Olá, Pedro!
    Eu não conhecia esse livro, mas eu fiquei apaixonado pela história com o pouco que você me contou. Gostaria muito de ler. Adorei a capa também. E que sonho essa cidade movimentada a livros, e essa sacada de colocar uma pessoa que não sabe ler nesse ambiente representando a dificuldade, mas também a força de vontade e descoberta é muito inteligente.

    Um abraço,
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc curtiu, Diego. A capa é linda, a história é ainda mais. Sim, toda o enredo foi bem construído pelo autor. Garanto que vc vai adorar. Adicione na lista de desejados e corre pra comprar kkkkk

      Abraço!

      Excluir

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)