sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » Resenha: "Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries", do Memória Globo


As telenovelas são grandes produtos de massa e desde seu surgimento - na década de 50 - o telespectador vem consumindo cada vez mais. A Tv Globo é a pioneira no ramo.


Desde quando entrou no ar, a emissora aposta nas novelas e consegue atingir grandes índices de audiência. Aproveitando esse sucesso, a emissora catalogou - em 2010 - suas novelas e minisséries, já lançadas, no "Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries", em comemoração dos 45 anos do canal.




No livro, escrito pela equipe do Memória Globo, adentramos no mundo da história da Tv e da teledramaturgia. Ao longo da leitura, vamos descobrindo como são feitas as novelas e as minisséries da TV Globo; as etapas de produção e as funções dos profissionais envolvidos. O papel que eles desempenham - e como desempenham - é muito importante num trabalho grandioso que é uma produção dramatúrgica, pois se houver a rejeição por parte do público, o prejuízo financeiro é alto. Por esse motivo, muitas novelas precisaram ser encurtadas, assim, dando lugar para outras produções. Eles ainda explicam como trabalham o marketing das novelas e minisséries antes da estreia.




Ao longo da leitura, também iremos conhecer as novelas e minisséries já exibidas na Globo. Desde a primeira produção que estreou em 1965 até às produções que estavam no ar no início de 2010, quando o livro foi lançado. Produções em que os autores se importaram e abordaram temas socioeducativos para, assim, atingir o público e fazê-lo refletir e agir da melhor maneira possível sobre o tema em questão. 



O livro é repleto de fatos curiosos. Faz o leitor voltar no tempo. Em muitos momentos, lembrei de cenas marcantes de novelas que cheguei a assistir, como "Duas Caras", "A Senhora do Destino", "Chocolate com Pimenta", dentre outras. 



É um livro que indico para estudantes de Audiovisual e todos aqueles que tiverem interesse em conhecer ainda mais como são feitos os folhetins que desde seu surgimento reúne milhões de pessoas na frente da TV de segunda à sábado. 



O Guia conta com 600 imagens de personagens, bastidores e cenas das produções, o que ajuda bastante ao leitor mergulhar ainda mais na leitura. A folha do livro é bem resistente, mas em compensação não gostei da fonte usada. Achei muito pequena. O exemplar tem orelhas. 

Ficha Técnica:

Obra: "Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries" 
Autor: Memória Globo 
Editora: Zahar
Publicado: 2010
Páginas: 320 
Compre: Amazon
★★★★☆ Muito bom!

*Comprando através da Amazon, você contribui para o crescimento do blog! ;) 


POR: Pedro Gabriel

Me acompanhe nas redes sociais: 
Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

Sugestão de pauta ou parceria: pedrogabrielb@bol.com.br

«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)