sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » Resenha: "Jornal Nacional - Modo de Fazer", de William Bonner


O jornalismo diário é um desafio enorme, digamos que prazeroso, para quem realmente gosta e trabalha em busca da verdade. É de uma grande responsabilidade. E o trabalho em equipe é essencial para que aquela notícia importante chegue até você.


Em o "Jornal Nacional - Modo de Fazer", o jornalista e autor do livro, William Bonner, publicado pela Editora Globo, revela quais são os desafios diários de 'falar' com milhões de pessoas de segunda à sexta-feira, através do Jornal Nacional, e contar para eles o que de mais importante se deu no Brasil e no Mundo. Para isso, ele divide o livro em capítulos e explica tudo sobre como é montado o Jornal Nacional antes de ir ao ar: o espelho, a caixa, como lida com o tempo, como funciona a reunião de pauta, a importância das afiliadas da TV Globo e o papel delas, a estrutura da produção, edição e direção do telejornal, dentre outras etapas importantíssimas para que a informação chegue ao telespectador "com isenção, pluralidade, clareza e correção", como diz o próprio Bonner no livro. Esse é o objetivo da equipe do JN.


Bonner ainda relata como é a vida fora e dentro da redação do telejornal e como eles cuidam do planejamento das coberturas nacionais e internacionais de eventos de grande importância, como a cobertura das eleições. 

E o acaso? Tipo, o 11 de setembro de 2001? Como a equipe enfrentou a cobertura daquele evento catastrófico? Bonner também explica o que se deu até a chegada da equipe de reportagem ao local do atentado. Dentre tantos outros acontecimentos que ficaram marcados na história do mundo, principalmente, do Brasil, como o acidente com o Airbus em Congonhas, em 2007. Tudo isso você irá conferir no livro.  

Ah, mas nem tudo é só trabalho, trabalho, trabalho... Tem muitos momentos de descontração também, e William Bonner conta esses momentos no decorrer da leitura.  


O "Jornal Nacional - Modo de Fazer", é destinado para todos os públicos, mas, principalmente, para estudantes de Jornalismo. Lendo o livro, você percebe claramente que Bonner explica, de uma forma geral, como funciona o telejornalismo em qualquer outra emissora. Ele não fica restrito somente a explicar como funciona o Jornal Nacional. Pelo menos eu, Pedro Gabriel, aprendi muita coisa sobre reunião de pauta, a vida do repórter e seu papel, como se dá o planejamento e o fechamento de um telejornal, como se comunicar da melhor maneira possível com o público, dentre tantas outras coisas. Acho que o objetivo do Bonner era esse: ensinar, ou reforçar, o que um aluno de jornalismo aprende na faculdade, e mostrar como tudo é colocado em prática no JN diariamente pela equipe. Ah, e com tudo dito por ele no livro, certamente deve-se concluir que o trabalho em equipe é de suma importância para que o JN tenha vida.

A Editora Globo está de parabéns. O livro tem um tamanho agradável, inclusive a fonte. É repleto de imagens que ilustram os mais diversos momentos da produção, edição, direção, coberturas e reportagens da equipe do Jornal Nacional. Você lê e viaja vendo as fotografias. Como já revelei aqui no blog algumas vezes, não gosto muito de livros com folhas brancas, e esse livro tem, mas, até achei necessário o uso de folha brancas. Não ficaria legal se fossem amareladas e ter imagens anexadas à ele.



Quem também me acompanha pelo Instagram, percebeu que demorei muito pra terminar de ler o livro. Isso deu porque eu estava fazendo o fichamento dele, mas finalmente concluir ele. Me desculpem pela demora rsrs. Bom, mas o livro é realmente muito bom e vale a pena a leitura. E, como eu já disse acima, ele é para todos àqueles que têm a curiosidade de saber como funciona o telejornal de maior audiência do País. 

Ficha Técnica: 


Obra: "Jornal Nacional - Modo de Fazer"
Autor: William Bonner
Editora: Globo
Publicado: 2009
ISBN: 978-85-250-4724-3
Páginas: 248

Compre: Saraiva | Casas Bahia | Extra | Ponto Frio


Classificação:


★★★★★ Perfeito!


Me acompanhe nas redes sociais: 
Instagram | Twitter | Facebook | Skoob | Spotify: PedroGabrielB

«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)