sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » » Resenha: "Terra de Histórias - O Alerta dos Irmãos Grimm", de Chris Colfer


"Terra de Histórias - O Alerta dos Irmãos Grimm", escrito por Chris Colfer, é o terceiro livro de uma aventura contagiante pelo mundo dos contos de fadas. Antes de prosseguir com a resenha, preciso avisar que como esse é o terceiro livro, logo, contém spoiler relacionados aos dois primeiros livros, então aconselho que antes dessa resenha, você leia as outras: "Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo" e "Terra de Histórias - O Retorno da Feiticeira". 


Nesse terceiro livro, ficamos por dentro do que aconteceu na vida dos Irmãos Bailey após o fechamento do portal: Alex começou a ser treinada para oficialmente virar uma fada no Terra de Histórias e Conner sendo o Conner de sempre - sem magias - no Outromundo. Isso porque no final do livro anterior Alex preferiu ficar no mundo dos contos de fadas e Conner voltou para o Outromundo com sua mãe e seu padrasto. Foi uma decisão difícil para os dois, pois o portal seria fechado para sempre. O que os irmãos não esperavam é que em breve eles iriam se reencontrar. 


Conner viaja para a Alemanha com a diretora do Colégio e com um grupo de meninas para participar de um evento, organizado pela Universidade de Berlim, em que após passados 200 anos, finalmente, iriam revelar mais 3 histórias escritas pelos Irmãos Grimm e deixadas em uma cápsula do tempo. Paralelamente a esses momentos importantes para a literatura e a vida de Conner, Alex estava em constante treinamento para ser a nova fada do Reino das Fadas. Para celebrar esse acontecimento importante, estava sendo preparado o Baile Inaugural de Fada, que somente após isso, Alex iria oficialmente fazer parte do Conselho de Fada e da Assembléia dos Felizes para Sempre. Mesmo com toda essa correria, sempre que podia ela conversava com Conner através de um espelho mágico, único meio de manter contato com o irmão, sua mãe e padrasto.



No evento, Conner fica encantado com tudo e espera ansioso para ouvir as novas histórias. É um momento de felicidade enorme na vida dele, até por que uma pessoa especial foi junto nessa viagem. Trata-se de Bree Campbell, uma aluna do mesmo colégio que ele estuda. Parece que nosso amigo Conner finalmente foi o alvo do cupido do amor. Bree deixa bem claro que não 'engoliu' a história de Alex não estar mais estudando no mesmo Colégio e dela ter ido morar com a avó em outro Estado. Tudo muito estranho pra ela. Fora isso, tanto Conner como Bree estão curtindo muito o evento. 

É chegado a hora das histórias ser lidas. A primeira nova história se chama "A Árvore Torta", a segunda "O Peixe Andante" e a última e terceira história "O Castelo Secreto". Todo mundo encantado, mas o que deixou Conner nervoso e Bree intrigada, é que as duas primeiras histórias são 90% iguais às histórias que Conner escreveu a algum tempo atrás. O que deixou Conner nervoso, é que a segunda história diz muita coisa que, por coincidência, é, de alguma forma, real e revela coisas que poderão acontecer a qualquer momento. Pensando bem ele chegou a conclusão de que o mundo dos contos de fadas será atacado. Mas tarde, conversando com a Mamãe Ganso, Conner confirmou o tanto temia e descobriu que quem iria atacar o mundo encantado é um exército francês que viajou por 200 anos através de um dos portais que ligam o Outromundo ao Terra de Histórias. E foi através dessa conversa com a Mamãe Ganso, que Bree descobriu toda a verdade sobre o sumiço repentino de Alex e os modos esquisitos de Conner e Alex. E o pior: Bree exige embarcar nessa aventura ao lado de Conner. Juntos, eles vão tentar entrar no Terra de Histórias e avisar aos reinos que o exército Francês está chegando e pretendo dominar o mundo. Antes disso, eles ainda contam com a ajuda de mais duas pessoas: a vovó Pearl e um garoto chamado Emmerich. 


Já no mundo encantado, os reis, rainhas, princesas, fadas e camponeses, jamais pensaram em viver uma guerra tão bruta quanto a que iria enfrentar muito em breve. Eles se prepararam do jeito que puderam e uniram os exércitos de todos os reinos para combater a tropa de milhares que vinham invadir o mundo dos contos de fadas. 



Já declarada como a mais nova fada do Reino em que vive, Alex teve uma surpresa triste: sua avó,  a Fada Madriha, está debilitada demais para continuar no cargo. A então velhice chegou para ela. Essa situação deixou os irmãos Bailey ainda mais preocupados e tristes. Estaria Alex preparam para assumir o lugar de sua avó? Isso preocupava Alex, mas pior do quê isso era pensar que a avó iria partir para sempre. 


E não foi só Alex e Conner que passaram por situações embaraçosas. A Chapeuzinho Vermelho está ameaçada de perder seu Reino para uma camponesa, a pequena Bo Peep. No decorrer da história, coisas surpreendentes serão reveladas sobre a Bo Peep. Além disso, uma nova princesa irá surgir. Ah, e não só o Cooner vai encontrar o primeiro amor, Alex vai ser o outro alvo do cupido. 


Em um determinado momento, quando Conner e Bree precisam ir em um Casssino a mando da Mamãe Ganso, que na verdade é um banco secreto, é possível que algumas pessoas lembrem logo do banco Gringotts da saga Harry Potter. O jeito fantasioso pelo qual o autor Chris Colfer descreveu o banco pode levar o leitor a lembrar do famoso banco do mundo bruxo.




Desde que li o "Terra de Histórias - O Feitiço do Desejo", nada tinha me deixado tão surpreso como o final desse terceiro volume me deixou. É sério, viu?! Fiquei surpreso meeeesmo. Juro que eu jamais esperava por uma revelação como a que foi feita no final. Sabe de uma coisa?! Vou parar por aqui porque os dedos estão coçando pra escrever mais. Já já solto mais spoiler. 


Como eu já disse antes, o livro, que, também, é narrado na terceira pessoa, é o terceiro da Série Terra de Histórias. Pode ser que alguém consiga ler aleatoriamente, mas eu acho que será difícil entender bem cada detalhe até chegar no atual momento. Se alguém conseguiu, me conte aí nos comentários. Eu aconselho ler a partir do primeiro.


No Brasil, o livro só foi publicado até o terceiro volume, mas oficialmente o Chris Colfer já lançou mais dois volumes, são eles: "The Land Of Stories - Beyond The Kingdoms" e "The Land Of Stories - An Author's Odyssey". E mais: segundo a fã page "Terra de Histórias Brasil", o autor revelou que em breve irá publicar o sexto volume da Série e mais dois livros extras que irão se chamar "A Rainha Chapeuzinho Vermelho: O guia para a realiza" e "O diário da Mamãe Ganso" (em traduções livres). Creio que esses livros sejam como aqueles pequenos livros que a J. K. Rowling lançou: "Os Contos de Beedle, o Bardo", "Animais Fantásticos & Onde Habitam" e "Quadribol Através dos Seculos". Não é um máximo? 



Quanto a Benvirá, selo da Editora Saraiva, eu também só tenho elogios. A diagramação do livro é muito bonita, sem erros ortográficos, as páginas desse terceiro volume também são levemente amareladas e, graças a Deus, eles também publicaram a capa original da Série. Espero que eles também publiquem os próximos volumes, inclusive os livros extras do Chris. 


Outra coisa: ainda segundo a página "Terra de Histórias Brasil", é possível que a história dos Irmãos Bailey seja contada através das telonas dos Cinemas. Eu, sinceramente, estou torcendo por isso desde quando li o primeiro volume. Se realmente acontecer, vai ser ótimo! 



Ficha Técnica: 



Obra: "Terra de Histórias - O Alerta dos Irmãos Grimm"
Autor: Chris Colfer
Editora: Benvirá
Publicado: 2015
ISBN: 978-85-8240-246-7
Páginas: 456
Compre: Saraiva | Casas Bahia | Extra | Ponto Frio



Classificação:


★★★★★ Perfeito
!




*Livro cedido pela editora.
_________________________________________

Me siga no INSTAGRAM: @pedrogabrielse
CURTA no FACEBOOK: Blog do Pedro Gabriel
Me siga no TWITTER: @pedrogabriel13p
Me add no SKOOB: Pedro Gabriel 

«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)