sponsor

sponsor
Tecnologia do Blogger.

Slider

Literatura nacional

Literatura internacional

Lançamentos

Quotes

Entrevistas

Tags

Sorteios

» » » » » » » » Resenha: "Ed Sheeran: Uma Jornada Visual", de Ed Sheeran e Phillip Butah


Olá, galera!!! 


Hoje eu volto com mais uma resenha pra lá de especial, pelo menos pra mim. A algum tempo eu vinha namorando o livro "Ed Sheeran - A Visual Journey", versão publicada na Grã-Bretanha, do livro que fala sobre a vida do cantor e compositor, Ed Sheeran. Era um desejo enorme, até que finalmente foi publicado no Brasil traduzido pela Editora Best Seller, selo pertencente ao Grupo Editorial Record. Foi uma notícia maravilhosa. E então foi lançado "Ed Sheeran - Uma Jornada Visual". Bom, não quero explicar demais agora. Agora vamos conhecer um pouco sobre Phillip Butah e Ed Sheeran, autores do livro:



Sobre Ed Sheeran... 

Ed Sheeran nasceu na Inglaterra no dia 17 de fevereiro de 1991, tem 23 anos, é cantor e compositor. Seu hit número 1 é a música "The A Team" que conquistou as paradas musicais do Reino Unido. Os pais de Ed são do meio artístico o que o impulsionou a dar vasão à veia artística. Ele aprendeu a tocar guitarra muito novo e começou a escrever músicas durante o colégio. Atualmente já tem dois álbum lançados, são eles: "+" (lê-se, Plus) e o "X" (lê se, Multiply). Ambos álbuns já venderam milhões de cópias em todo o mundo. Já conquistou diversos prêmios desde que tornou-se famoso no cenário musical. Em 2014, lançou "Ed Sheeran - Um Jornada Visual" em parceria com seu amigo de infância, Phillip Butah. Hoje, Ed é considerado um dos melhores e mais lucrativos cantores do mundo da música. 


Sobre Phillip Butah...


Phillip Butah é graduado como bacharel em Belas-Artes pela Faculdade de Artes e Design da Central Saint Martins. Desde de muito cedo descobriu que tem um dom: desenhar. Seus desenhos são sempre os mais reais possíveis. Com esse mesmo dom, ela ganha a vida e assim já conquistou grandes feitos, como pintar o retrato de Sua Alteza Real, o príncipe de Gales e foi apontado como uma figura promissora pela Powerlist: os 100 negros mais influentes da Grã-Bretanha, em 2008. Além disso, ele é o autor da produção das ilustrações presentes no álbum "+" e "X", de seu amigo Ed Sheeran. Phillip é amigo de Sheeran e desde muito cedo acompanhou a vida do cantor em busca de fazer o mundo ouvir sua voz. 



Sobre "Ed Sheeran - Uma Jornada Visual"...


O livro "Ed Sheeran - Uma Jornada Visual" conta toda a trajetória do cantor e compositor, Ed Sheeran até finalmente ele lançar o "X", segundo álbum de trabalho. 


A princípio, Ed Sheeran revela que nunca foi sua intenção escrever uma autobiografia. Ele disse que não tem idade suficiente para isso, mas com o incentivo de seu amigo Phillip Butah, ele resolveu escrever o livro que conta com ilustrações diversas feitas pelo próprio Phillip, e com fotografias guardadas por muito anos. Segundo o Phillip, para produzir todo o livro demorou seis meses.

Com uma riqueza em detalhes, Ed Sheeran conta como ele descobriu que queria viver da música e, assim, se tornar um grande artista. Relatou que o apoio de seus pais foi essencial para ele ter chegado onde chegou atualmente, pois mesmo com sua vontade de não frequentar mais o colégio e até mesmo ter saído do coral da igreja para poder assistir "Os Simpsons", todas as sextas-feiras, às 18h (Sim, estamos falando de assistir Os Simpsons kkkk), os pais sempre estiveram ao seu lado dando apoio suficiente para ele não desistir do seus sonhos, por mais dura a realidade que fosse. 

Ed conta que se ele tivesse escutado demais a opinião das pessoas, hoje ele não teria se tornado um grande cantor e compositor, pois muitos daqueles que estiveram presentes em sua busca pelo lugar no cenário musical, disseram coisas que em alguns momentos chegou a afetá-lo de uma maneira psicologicamente ruim. "Escutar, sem dúvidas, mas não seguir cegamente.", diz Ed Sheeran em certo momento. 


Além de vários conselhos que ele deu no decorrer do livro, Ed relata como foi compor sua primeira música; falou dos diversos momentos em dormia nos sofá de amigos e até mesmo no metrô por não ter onde morar após seguir para longe de seus pais em busca do sucesso. Brevemente, ele ainda contou como devastador foi o fim do primeiro namoro, que aconteceu quando ele tinha apenas 13 anos. Um namoro 'bobinho', mas que o afetou bastante. Também serviu de inspiração.  


Em relação as gravadoras, Ed comentou que sua luta foi enorme para que as mesmas aceitassem fechar um contrato com ele, apesar de já ter diversas músicas já gravadas e de até mesmo ter enviado o áudio para elas. Mesmo com a aresposta sempre negativa, ele nunca desistiu. Até que finamente fechou com uma gravadora.


No livro, Ed ainda conta muitos detalhes de como aconteceu a produção de seus dois álbuns e como se deu o sucesso enorme que eles são atualmente, principalmente comentou sobre os singles que se destacaram diante de todas as demais músicas dos álbuns. 


Ainda no final do livro poderemos conhecer um pouco mais sobre o trabalho magnífico de Phillip Butah através de alguns de seus mais diversos desenhos pra lá de bem reais. 



Alguns trechos do livro...

"[...] Você começa com uma chama fraquinha, só depende de alimentar a chama ou não. [...]". 


"[...] Compor e tocar ao vivo são como ligar a torneira de uma casa abandonada: primeiro vêm a lama e a água suja, mas, com o tempo, logo a água limpa começa a sair. [...]"


"[...] Eu dividia um flat em Finsbury Park com duas mulheres; uma dela era artista como eu. Eu não tinha uma TV naquele flat - eu não tinha quase nada. Havia uma cama para mim. Era desolador, sério. [...]" 


"[...] Sempre lembro do meu pai falando desse tal de Madison Square Garden, em Nova York... Quando comecei na carreira musical, ele me disse: "Você só atinge o sucesso quando toca lá.".[...]"; 


"[...] Bill Cosby já disse: "O segredo para o fracasso é tentar agradar todo mundo." Porque se incomodar com isso? Agrade a si mesmo. [...]".



Observações...


Eu fiquei hiper impressionado com a perfeição do livro. Sério mesmo. Que capa maravilhosa, mano. Um verde-neon bem chamativo mesmo. É capa dura, mas o material que cobre é como se fosse um tipo de borracha que deixou tudo beeeeeem macio. As folhas variam com as cores branco, laranja e verde, assim como também as letras mudam de cor de acordo com a cor da página. O livro é riquíssimo em ilustrações e a BestSeller tratou de trazer tudo perfeitamente igual a versão do livro originalmente publicada na Grã-Bretanha. 

Toda a história da vida do Ed Sheeran é relatada em primeira pessoa. O tamanho da fonte também foi bom. A editora caprichou em tudo mesmo. Mas senti falta de coisa: marcador de página do próprio livro (</3). Tirando isso, o restante está perfeito. Esse livro só fez crescer ainda mais a minha admiração pelo Ed Sheeran. Já acompanho a um bom tempo a carreira dele, e esse 'apanhado' da vida dele foi suficiente para mim e diversas outras pessoas conhecer ainda mais sobre ele. Um jovem que serve de exemplo para todos. 



 
Obra: "Ed Sheeran - Uma Jornada Visual"
Autor: Ed Sheeran e Phillip Butah
Editora: BestSeller
Publicado: 2015
Páginas: 208
Compre: Aqui 




Classificação:

★★★★★ Perfeito!



«
Next
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário

Leia antes de fazer seu comentário:

- Os comentários do blog são moderados e serão liberados após constatação de que estão de acordo com o assunto dos post.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Comentem à vontade. Dê sua opinião, sugestão ou reclamação.
- Me sigam no Twitter: @pedrogabriel13p
- Lembrem-se de curtir a fã Page do Blog na Lateral.
- Me sigam também no Instagram: @BlogDoPedroGabriel

Desde já agradeço a atenção de vocês e espero que voltem ao Blog do Pedro Gabriel quantas vezes quiserem ;)